Betuminosos
2011
Definição
Materiais betuminosos são associações de
hidrocarbonetos solúveis em bissulfeto de carbono. São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões: Asfaltos: são obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo. Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral.
Materiais betuminosos utilizados em pavimentação
cimentos asfálticos de petróleo (CAP)
asfaltos diluídos (ADP)
emulsões asfálticas (EAP) asfaltos modificados por polímero (AMP) e
asfaltos modificados por borracha (AMB)
Cimentos Asfálticos de Petróleo (CAPs)
São o produto básico da destilação do petróleo.
São semi-sólidos à temperatura ambiente,
necessitando de aquecimento para adquirir consistência adequada para utilização.
Os CAPs são constituídos por 90 a 95% de
hidrocarbonetos e por 5 a 10% de heteroátomos (oxigénio, enxofre, nitrogénio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio) unidos por ligações covalentes.
Cimentos Asfálticos de Petróleo
A composição do CAP é bastante complexa,
sendo que o número de átomos de carbono por molécula varia de 20 a 120. A composição varia com a fonte do petróleo, com as modificações induzidas nos processos de refinação e durante o envelhecimento na usinagem e em serviço. Uma análise elementar pode apresentar as seguintes proporções de componentes: carbono de 82 a 88%; hidrogénio de 8 a 11%; enxofre de 0 a 6%; oxigénio de 0 a 1,5% e nitrogénio de 0 a 1%.
Asfalto Diluído
os asfaltos diluídos, também conhecidos como
asfaltos recortados ou “cutbacks”, resultam da diluição do cimento asfáltico por destilados de petróleo os diluentes proporcionam produtos menos viscosos que podem ser aplicados a temperaturas mais baixas e devem evaporar totalmente, deixando como resíduo o CAP o fenómeno de evaporação do