brincadeiras tradicionais
ANA DE FÁTIMA
ANALICE BROLLO
CLECIR JORDANI
NATACHA SILVA
ORIENTADORA: ELIÉTE SCOPEL
RESUMO:
Este artigo e uma pesquisa que foi realizado com as acadêmicas de pedagogia da ucs. Tem em vista a importância das brincadeiras e jogos tradicionais para o desenvolvimento integral da criança, propusemos a valorização e o resgate no contexto escolar.
As brincadeiras tradicionais têm qualidades que podem satisfazer de bom grado as necessidades de desenvolvimento das crianças contemporâneas. Cada brincadeira, cada cultura,possui uma estrutura característica que a define. A partir das brincadeiras tradicionais trazidas pelas colegas, serão analisadas aspectos teóricos que coincidem com a atualidade.Acredita-se que a averiguação dos fatos seja importante para melhor apropriação e compreensão das brincadeiras tradicionais.
PALAVRAS- CHAVE: Brincadeiras Tradicionais, Benefícios, Apropriação
INTRODUÇÃO
As brincadeiras tradicionais são atividades voluntárias e conscientes. É uma forma de atividade social e infantil onde a característica e a imaginação e os diversos significados da vida, favorecendo uma ocasião única educativa para crianças. No projeto que foi realizado pelas colegas das classes, utilizando o método de entrevista com pessoas que nasceram entre os anos de 1930 a 1960, trouxe uma diversidade de brincadeiras que eram praticadas por essas pessoas entrevistadas em suas infâncias. Brincadeiras essas consideradas algumas tradicionais e outras de porte particular, onde utilizavam sua imaginação e o prazer de algumas atividades consideradas como brincadeiras. As brincadeiras tradicionais são consideradas como parte da cultura popular e filiadas ao folclore. Por ser elemento folclórico, a brincadeira tradicional porta características de anonimato, tradicionalidades, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade (CASCUDO 1984, SILVA 1982). As brincadeiras trazidas pela pesquisa realizadas são de várias cidades da nossa