Brincadeiras tradicionais
Jogos Tradicionais Infantis
Recreação
(1º semestre)
Sumário
INTRODUÇÃO3
CONCEITO E ENQUADRAMENTO HISTÓRICO DE JOGOS TRADICIONAIS 4
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS JOGOS TRADICIONAIS 5
FINALIDADE DOS JOGOS TRADICIONAIS 7
JOGO E DESPORTO 9
JOGO E APRENDIZAGEM – PEDAGOGIA LÚDICA 11
ATIVIDADES 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS15
REFERÊNCIAS17
INTRODUÇÃO
O jogo e algo presente em todas as épocas e civilizações independente da faixa etária, atinge desde as crianças até os adultos. A maioria dos jogos de tradição surgiram das praticas lúdicas e rituais dos primeiros homens e ainda hoje são praticados ou conhecidos. No passado ou atualmente os Jogos Tradicionais são momentos inesquecíveis de convívio, harmonia social e inclusão do praticamente em sua comunidade. Com o passar do tempo percebeu-se uma alteração em relação ao lúdico devido às mudanças políticas e sócio econômicas. A urbanização o desenvolvimento tecnológico e a violência são alguns dos motivos que levam ao progressivo desaparecimento dos Jogos tradicionais bem como mudanças nos costumes dos adultos e crianças. Desta maneira a manutenção das brincadeiras é necessária para se formar bases solidas dando suporte a necessidades futuras.
CONCEITO E ENQUADRAMENTO HISTÓRICO DE JOGOS TRADICIONAIS
O jogo tradicional é descrito por Huizinga como sendo uma atividade espontânea realizada com espaço e tempo delimitados contendo um sentimento de tensão e lúdico sendo diferente da vida habitual. Já Sousa cita que os jogos sempre estiverem associados a festas populares e a ocupação do tempo livre sendo passado de geração em geração.
Os jogos tradicionais valorizam a cultura local e o seu resgate e muito importante para preservação do patrimônio lúdico.
Observando que os jogos carregam a cultura local, por esse motivo havendo diferença nas regras e nomenclatura percebe-se ainda assim que existem padrões lúdicos universais.
Antes de 1974 o estudo sobre os jogos eram