rascunho movimento sociais
Com isso usaremos conceitos de dois autores para entender um pouco mais sobre a ideologia sobre a existência desse movimento: Karl Marx, Jean Lojkine e Manuel Castells.
Segundo o pensamento de Marx, o mesmo explica que motivo que levou a necessidade de criar-se um movimento que levantasse causas que defendessem os direitos de todos, foi a forma fragmentária que o Estado foi se formando, ou seja, a partir do momento que o Estado não consegue suprimir e atender todas as necessidades e garantias sugeridas pela constituição tem como reação os movimentos e a população requerer os direitos faltantes. (pg 33-37)
Fazendo uma análise Marxista podemos afirmar que a medida que foram surgindo novos movimentos sociais, sejam reivindicatórios, políticos ou sindicais, surgiu um novo modo para mostrar a luta e o conflito da classes sociais, se tornando algo transformador e até mesmo uma ferramenta para diminuir essas diferenças, pois a partir do momento que você não se dirige ao Estado, mas contra o Estado podemos obter um resultado de melhora.
Estudando a fundo cada movimento percebemos que na pratica os interesses, normas e valores determinam o resultado dessa ação coletiva. Para entender melhor essa ação coletiva classificaremos os movimentos sociais em três tópicos:
- Movimentos reivindicatórios: São movimentos que tem como objetivo declamar um direito com solução imediata, cobrando os órgãos do Estado ou instituições, realizando também manifestos em prol da sua necessidade e assim causando mudanças politicas e ideológicas.
Ex: movimento feminista, movimento passe livre, mães da sé entre outros.
- Movimentos políticos: