brincadeira de criança
DISCIPLINA: ARTES EJA VII
FUNÇÕES SOCIAIS DA MÚSICA
Grande parte da produção musical acaba por influir de alguma forma nos ouvintes e pode ser classificada segundo a função que cumpre. Pode-se falar, por exemplo, de música comercial, como a publicitária, cuja função é ajudar a vender algo; de música ambiente, como a que se escuta em salas de espera e locais públicos, cuja função é 'decorar' um espaço; de música complementar da imagem (música audiovisual), como a que é usada no cinema, no teatro ou na televisão; de música religiosa, que é escrita e interpretada com fins religiosos; de música de identificação social, como os hinos nacionais ou esportivos; ou de música de lazer, destinada a proporcionar diversão a quem escuta, como no caso da música para dançar.
No entanto, existe um tipo de música, que se costuma chamar de música artística, que pode ser definida como aquela que está completamente livre de todo fim utilitário e pretende servir apenas para ser escutada. Além das músicas citadas, temos, ainda, as canções usadas em função da denúncia social.
BOSSA NOVA
Durante a década de 50, o Brasil vivia a euforia do crescimento econômico gerado após a Segunda Guerra Mundial. Com base na onda de otimismo dos “Anos Dourados”, um grupo de jovens músicos e compositores de classe média alta do Rio de Janeiro começou a buscar algo realmente novo e que fosse capaz de fugir do estilo operístico que dominava a música brasileira. Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia influenciar o mundo com sua cultura, por isso, o novo movimento visava a internacionalização da música brasileira.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro. Grande parte das músicas do LP era