brics
Graduação em Administração
Porque o Brasil entre os Brics é o que menos cresce?
Belo Horizonte
2013
Porque o Brasil entre os Brics é o que menos cresce?
Curso de Administração, Faculdade Anhanguera de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar a união dos BRICs que é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.
Ao contrário do que algumas pessoas acretitam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Em Dezembro de 2010, a Bric convidou formalmente a África do Sul para se unir ao grupo. O convite foi feito por Yang Jiechi, que ocupa a Presidência rotatória do grupo. E a sigla ganhou um S, para África do Sul.
Vamos ver também porque de todos os 5 países que compõem esse bloco econômico, porque o Brasil o pais que menos cresce e segundo especialistas quais são as medidas que devem ser tomadas para reverter esse cenário.
2. Brics O termo BRICS foi criado em 2001 pelo economista Jim O’Nill. BRICS são as inicias de Brasil, Rússia, Índia, China e a África do sul ( South África), que em 2011, por ocasião da III Cúpula, passou a fazer parte do agrupamento. Segundo O´Nill e seus estudos, esses países apresentarão as maiores taxas de crescimento econômico até 2050 e chegarão a ser economicamente maiores que o G6 , formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
A união dos BRICS visa uma cooperação para promover suas economias em escala geral, não pode ser considerado um bloco econômico, mas é uma associação comercial formada por países que possuem índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas.