Bric 800 milhões de novos consumidores
A Ascensão e a competição de Brasil , Rússia , Índia e China - o chamado BRIC – vai incorporar ao mercado um contingente de pessoas que mudará o rumo da economia mundial.
3) O QUE PROVOCARÁ NOS PAÍSES , NOS MERCADOS E NA FORMA DE AGIR DAS ORGANIZAÇÕES ?
3.1 - 800 milhões de novos consumidores, que mudanças provocara nos países?
Uma das mais espetaculares conseqüências da escalada dos Bric será a rápida afluência de uma massa de novos consumidores em proporção inédita na história dos negócios. Nos cálculos do Goldman Sachs, já no período de 2005 a 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas nos quatro países poderão cruzar a marca de 3 000 dólares anuais, a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Considerando-se que há hoje no mundo cerca de 2 bilhões de pessoas nessa faixa de renda, resulta que o fenômeno Bric pode fazer o mercado consumidor global crescer quase 50% em apenas dez anos. Na China, a mais bem-sucedida das nações Bric, o número de pessoas aptas a consumir pode ser multiplicado por 6 até 2015 -- dos atuais 120 milhões para 700 milhões. Na Índia, o salto é de menos de 20 milhões para cerca de 120 milhões de pessoas. O Brasil, atualmente com 60 milhões de habitantes nessa faixa de renda, deve dobrar essa base. A Rússia já conta com metade de sua população acima desse piso de renda e pode elevar a outra metade até 2015.
3.2 - 800 milhões de novos consumidores, que mudanças provocara nos mercados?
A inclusão de quase 1 bilhão de novos consumidores no mercado em tão pouco tempo deverá ter impacto explosivo sobre a demanda de uma gama crescente de bens e serviços. "Muitas pessoas que hoje não ganham o suficiente para comprar um par de sapatos vão começar a consumir", diz Joydeep Mukherji, diretor do grupo de análise internacional da agência de classificação de riscos americana Standard and Poor's. "Elas não poderão comprar carros Mercedes-Benz, mas começarão a adquirir