Breve resumo sobre a cultura judaica
“E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti, em suas gerações, por aliança perpétua para te ser a ti por Deus, e a tua descendência depois de ti.” Genesis 17.7.
Foi assim que o Senhor começou a mostrar para Abraão como seria o povo que Ele estava separando para si no começo da história.
Hoje muitos nem sequer imaginam o que os judeus passaram. Desde os tempos antigos foram vítimas de perseguição e durante muitos anos tiveram que viver em terras estrangeiras, espalhados pelo mundo. Mesmo assim se mantêm puros e guardam suas tradições com zelo. Uma rica cultura que à medida que estudada traz um pouco de entendimento para nós gentios que, por não pertencer a este grupo fechado, ás vezes somos negligentes no estudo da história apaixonante da nação que foi separada por Deus para ser Sua. Não importa que não seja judeu, conhecer mais a fundo tudo isto é conhecer mais a Deus e entender melhor a historia atual.
1- CONTEXTO HISTÓRICO
Antes de falar de costumes específicos sobre a nação escolhida do Senhor é necessário conhecer sua história, a seguir um pequeno resumo:
1. - Abraão A história dos hebreus se inicia aproximadamente em 2100 a.C., quando Deus chama Abraão para que saia de sua terra e vá para o lugar que o Senhor iria lhe mostrar. Neste momento Deus também promete que sua descendência seria numerosa e habitaria na terra de Canaã. A aliança que o Senhor fez com Abraão exigia dele separação de sua família e seus costumes pagãos para se dedicar à adoração de um único Deus, e que cresse nas promessas que haviam lhe sido dadas. O símbolo dessa aliança eterna é a circuncisão. “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.” (Gn 17.19) É importante ressaltar porque o Senhor