Bolo de Caneca
O Centauro no Jardin
Nome: Stefan Yan Soares Hrymalak
Nº: 16
Disciplina: Literatura
Professor(a): Emili Dalpiaz Resumo
Este livro aborda uma das maiores imperfeições da sociedade atual: o preconceito. Suas envolventes 233 páginas são divididas em breves capítulos que distinguem nitidamente cadaq etapa da vida do protagonista, possibilitando, assim, uma mais abrangente interação do leitor com a temporalidade dos fatos. Tem como autor o fascinante Moacyr Scliar, filho de judeus cuja perfeição e irreverência com que conduz as narrativas fizeram-no membro da Academia Brasileira de Letras. Suas belíssimas obras, já publicadas em mais de 20 países, englobam vários gêneros com grande repercussão crítica. Frequentemente, abordam a imigração judaica e outros temas de igual relevância, como socialismo, medicina (área de sua formação), vida na classe média, etc.
As sutis ilustrações da capa dialogam com o texto, situando o leitor acerca da complexidade dos sentimentos.
Moacyr scliar adentra o metódico universo judaico a partir do relato dos periclitantes infor´tunios de um centauro inserido no mundo real, inseguro e apreensivo a respeito de seu futuro.
Surpreendentemente, Guedali nasce de pais humanos que, aturdidos, buscaram incessante e frustradamente uma razão para a calamidade. As tradicionais cerimônias judaicas foram realizadas. À medida que crescia brutalmente no cativeiro que se tornara a pequena fazendo de Quatro Irmãos, estabelecia consistentes vínculos afeetivos com as irmãs Mina e Débora, tornando-se objeto de inveja de seu mendaz irmão Bernardo. Já na adolescência, aspirava liberdade e mulheres; a sexualidade é delineada com maestria por Scliar. Até que, pesaroso com seus malogros, foge de casa. A princípio, encontra-se num circo, onde se relacione com uma robusta domadora, a qual grita apavorada quando a verdadeira identidade de Guedali lhe é