Breve resumo da sociologia compreensiva
SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
O método compreensivo considera o universo do valores e das intenções dos indivíduos, diferentemente do método experimental, que só observa os fatos. Este método se apresenta contrário ao Funcionalismo, apresentando fragilidades e provocando discussão sobre a diversidade.
CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO:
Max Weber, o principal autor desse método, propõe que a ordem social não tem que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles. Compreender, e não explicar, a realidade;
Contrária ao Funcionalismo, que diz que a sociedade faz o indivíduo. A ideia é que o indivíduo faz a sociedade.
Visa compreender as relações sociais, onde o indivíduo e suas ações criam a sociedade.
Para o principal autor do método, o pesquisador trabalha de forma a não interferir no objeto estudado, observando-o sempre de fora.
As ciências naturais procuram explicar as relações causais entre os fenômenos, enquanto que as ciências humanas precisam compreender processos da experiência humana que são vivos, mutáveis, que precisam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido.
Weber distingue quatro tipos de ação social que orientam o sujeito:
• a ação racional com relação a um objetivo (Zweckrational), como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma estrada, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma meta.
• a ação racional com relação a um valor (Wertrational), como um indivíduo que prefere morrer a abandonar determinada atitude, onde o que se busca não é um resultado externo ao sujeito mas a fidelidade a uma convicção.
• a ação afetiva, que é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias.
• a ação tradicional que é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitos