Max weber
MÉTODO E SOCIOLOGIA EM WEBER: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
METHOD AND SOCIOLOGY IN WEBER: SOME FUNDAMENTAL CONCEPTS
Carla Montefusco de Oliveira1
RESUMO
Os parâmetros de análise social fornecidos pelos fundamentos da obra weberiana apontam algumas determinações necessárias à análise de fenômenos sociais. Defendendo uma sociologia capaz de compreender os sentidos e conexões presentes nas ações sociais,
Weber propõe uma concepção específica de método e de objeto na sociologia, que se assenta na explicação de ações sociais individuais, sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana. A partir de tais idéias, o breve ensaio ora apresentado, propõe-se a debater alguns elementos trabalhados nos conceitos weberianos de método e sociologia.
Palavras-chave: Método e Sociologia em Weber; Ação Humana; Fenômenos Coletivos; Ação
Social; Tipo Ideal.
1
Assistente Social, Mestre em Administração e Doutoranda em Ciências Sociais pelo PPGCS/ UFRN; Professora do Departamento de
Serviço Social da UFRN. e-mail: carla.montefusco@bol.com.br e carlamontefusco@yahoo.com.br
1
REVISTA ELETRÔNICA INTER-LEGERE – NÚMERO 03 (JUL/DEZ 2008).
1 INTRODUÇÃO
Os construtos analíticos presentes nas obras weberianas são expressões de alguns dos parâmetros balizadores das ciências sociais modernas, de modo que, tendo escrito seus trabalhos, na Alemanha, entre o fim do século XIX e o início do século XX, Max Weber pode ter, ainda na atualidade, presença firme nas análises sociais.
Preocupado com as determinações necessárias à apreensão dos fenômenos sociais,
Weber afasta-se das perspectivas positivistas de ciência e busca descrever uma forma de sociologia, a qual não era por ele defend ida como a única possível, que permita compreender os sentidos e conexões presentes nas ações sociais.
Há na metodologia