AÇÃO SOCIAL: Uma análise teórica com ênfase na tipologia das ações weberianas.
Resumo
O presente artigo visa analisar sobre a ótica de Max Weber, o que é uma ação social e em quais as formas que ela se apresenta na sociedade. Weber delimita quatro tipos de ações sociais, ou seja, “toda ação cujo sentido subjetivo está voltado para outro(s) indivíduo(s)” (ALCÂNTARA, 20007, p. 165), essas ações são delineadas por Max Weber como sendo a “Ação Racional com relação a fins”, a “Ação Racional com relação a valores”, a “Ação afetiva” e a “Ação tradicional”. Vale ressaltar que elas são “Tipos Ideais”, pois não se encontram puras na sociedade e que para Weber toda ação é Racional, até mesmo a efetiva. As ações sociais dessa forma possuem graus distintos de racionalidade.
Palavras-chave: Tipo Ideal. Ação Social. Racional. Tradicional. Valores. Afetividade.
1. INTRODUÇÃO
Max Weber (1864 – 1920) nasceu em Erfurt (Alemanha), numa família de burgueses liberais. Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia, constantemente interrompidos por uma doença que o acompanhou até sua morte. Iniciou sua carreira de professor em Berlim e, em 1895, foi catedrático na universidade de Heidelberg. Defendeu com muito fervor na política seus pontos de vista liberais e parlamentarismos e participou da comissão redatora da Constituição da República de Weimar. Sua maior influência nos ramos da especializados da sociologia foi no estudo das religiões, estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas. Suas principais obras “Artigos reunidos de teoria da ciência: economia e sociedade (obra póstuma ) e A ética protestante e o espírito do capitalismo”.
Para se compreender os tipos de “ação social” Weberiana, são levadas a ter que entender o que mesmo concebe por “ação social”, o que será visto abaixo; antes se vê necessário buscar esclarecer o que Weber compreende de “tipo ideal”, já que as ações a serem discutidas são exemplos deste. Max Weber