Rita Felchak
292 palavras
2 páginas
Rita Felchak trata a arte como ferramenta e mecanismo de transformação e aprimoramento da pessoa humana. Inaugura na educação infantil o palco de toda uma carreira cultural, que se tornaria referencia na região, atingindo até mesmo níveis de perímetro extensivo ao intencional. Nascida em 25 de outubro de1960, atualmente reside em Guarapuava, Paraná. A curiosidade que tomava conta de Rita foi a responsável pelo seu primeiro contato com o teatro, onde em uma igreja ela assumiu o departamento da cultura, que usava de meios artísticos para repassar o evangelho a seus fiéis. Após, Rita foi convidada para integrar o departamento de cultura do município, pelo então prefeito da época Nivaldo Krüger. A casa da cultura possuía apenas duas salas, manualmente, ela e outras mulheres profissionais do local, derrubaram uma parede do patrimônio e construíram um auditório, transformando a possibilidade física da casa da cultura. Lá ela dedicou quinze anos da sua vida.
Em 1994 Rita assumiu seu amor pelo teatro, onde ao lado de sua irmã Dody Sanman, da amiga Jisele Pavoni, do filho David Felchak, e de mais um amigo, criou a Cia de teatro Arte & Manha. Foi um tempo difícil, pois não existiam patrocínios, e as dificuldades das viagens para festivais sempre os faziam pensar em desistir, porém, a cada prêmio ganho, a esperança renascia como uma fênix.
Em duas décadas a Cia se tornou referência, levando o nome de Guarapuava para os quatro cantos do Brasil. Resgatar esse apresso patriota é para Rita um dever de cidadã, que ela alcança com sagacidade, a peça Um Conto Para Nossa História, por exemplo, intencionalmente produzida para esse fim, ilustra os segmentos regionais guarapuavanos. Rita já conquistou 26 prêmios como atriz, diretora e autora, recebeu cinco menções honrosas, entre tantas outras homenagens.