Breve panorama da ética e cidadania no brasil
Curso Design de Moda
Disciplina Ética & Cidadania
Professora Juciane Castilho
Fabiana M. R. C. Tito
O desenvolvimento da cidadania no Brasil:
Da Constituição Federal à Soma das Conquistas Cotidianas
Antes de delinear o cronograma do desenvolvimento da cidadania no
Brasil, se faz necessário compreender o conceito de cidadania. Afinal, o que é cidadania? Para o dicionário Priberam, cidadania é a “qualidade de cidadão”, a qual se expressa no gozo dos direitos civis e políticos. Dessa forma pode-se compreender que ser cidadão consiste no usufruto dos direitos e deveres de cada indivíduo em prol do bem estar comunitário. Ser cidadão engloba não só atividades como a prática do voto em eleições ou mesmo exercer um cargo político. Objetivando o bem estar próprio conciliado com o bom convívio tem-se uma definição de cidadania circunscrita muito além da esfera cívica.
A garantia da cidadania, porém, é uma necessidade ainda premente. A concepção de que cidadania “pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedad e”¹ a reflete como uma relação baseada na troca de deveres por direitos, como se o direito fosse apenas garantido àqueles que cumprem seus deveres, como uma espécie de premiação. De fato, é importante reconhecer o fortalecimento e o cumprimento de ações benéficas à comunidade, porém, a c aracterística de bonificação surge como justificativa à desigualdade de direitos. Essa interpretação assemelha-se a um sistema de compra, pelo qual justifica-se à ação pelo direito de posse, o famigerado jargão “estou pagando”.
No que concerne à cidadania quanto ao tema dos direitos civis e políticos tem-se “a proteção e os privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadão por lei, direitos estabelecidos pelo Estado aos seus cidadãos ”². A cidadania surge como suporte para a conquista de direitos