Breve histórica da praça xv
A Praça 15 atualmente leva o nome de 15 de Novembro em homenagem ao dia da Proclamação da República. Mas sua primeira denominação foi Largo do Carmo e posteriormente Largo do Paço. Antes da última mudança de nome, na segunda metade do século passado havia sido rebatizada de Praça D. Pedro II.
A Praça 15 é um dos locais mais antigos do Rio, tendo sido durante os tempos coloniais e do império o local de desembarque para quem chegava ao Rio, num tempo que o mar tinha importância fundamental para o transporte de passageiros. A Praça XV já foi o principal porto de embarque e desembarque dos governadores dos tempos coloniais e também utilizado pela família real e imperial.
A mais antiga construção do local é o certamente o Convento do Carmo, cujo prédio não pertence mais aos religiosos e tem outras ocupações, tendo sido usado por uma instituição de ensino até alguns anos atrás, e atualmente ocupado por órgãos públicos. Mas o edifício se mantém preservado, pelo menos quanto à sua aparência externa. Devido ao Convento do Carmo ter sido a primeira grande construção no local, era chamada inicialmente de Largo do Carmo.
Posteriormente, com a construção da Casa dos Governadores no local, que posteriormente foi chamada de Palácio dos Vice-Reis, mais tarde Palácio ou Paço do Rei com a vinda de D.João VI para o Brasil, e por último Paço Imperial após a proclamação da República, o local passou a ser chamada de longa data de Largo do Paço.
Construções Históricas da Praça XV
Entres as principais atrações construções e casario histórico localizados na Praça XV ou vizinha do local, está o chamado "Arco do Teles", uma das construções dos tempos coloniais, feitas de ruas estreitas, onde existem muitos bares e restaurantes interessantes.
O Paço Real localizado é a maior construção existente na Praça 15, tendo sido antiga residência e sede despacho de alguns Governadores e Vice-Reis, primeira morada da Corte Portuguesa e posteriormente local de despacho