breve historico de colorado
Foi em princípio de 1.948, que a Companhia Colonizadora Imobiliária e Agrícola de Catanduva (CIAC), que possuía uma gleba de terra denominada Bacia do Pirapó, no Município de Jaguapitã, que contratou os serviços dos engenheiros CAYAMORI e REBELLO, para dividir e demarcar estas terras em lotes rurais e urbanos, com a finalidade de ali fundar uma cidade que recebia a denominação de COLORADO e cujos moradores teriam o gentílico colorados.
O ciclo cafeeiro estava em plena expansão, e as terras férteis atrairam migrantes de todo o País, principalmente do estado de São Paulo, de onde herdou padrões culturais.
Já em fins de 1.948, chegaram os primeiros moradores desta cidade, que após lutas e uma vontade imensa de vencer, transformaram a floresta em sítios e fazendas. Dentre eles os Senhores: Antonio Roberto, José Consalter, Rodolfo Consalter e Hideu Tonussu, iniciaram esta grandeza de hoje.
Seis anos após, isto em 1.954, devido ao rápido crescimento e desenvolvimento desta localidade, foi elevado a categoria de Município, desmembrando de Jaguapitã de acordo com a Lei Estadual 253, de 02 de dezembro de 1.954, sendo instalada em 10 de dezembro de 1954 o município, e entre festa e alegria, o povo elegia o seu primeiro Prefeito o Sr. Jeronimo Ribeiro.
Oito anos após a elevação a categoria de município, o Senhor Prefeito Municipal Arcilio Frankini, (1958-1962) através da Lei Municipal n° 49 de 21 de setembro de 1962, cria o Distrito de Alto Alegre.
O desenvolvimento se faz e o crescimento desta cidade exigia que o Município de Colorado, se elevasse a categoria de Comarca e foi na administração do seu terceiro Prefeito o Sr. Rafael Gil (1963-1968), que foi criado pela Lei n° 4.667 de 29 de dezembro de 1962, no seu artigo 5°, paragrafo 1°, anexo 1°, publicado no Diário Oficial n° 242 daquela data e instalado em 28 de setembro de 1.963 e sua jurisdição abrangendo os municípios de: Santo Inácio, Itaguajé, Santa Inês e Nossa Senhora das