Norte Magnetico
A posição do norte no globo terrestre é vulgarmente apontada, para os que se encontram no hemisfério norte, na direção da estrela Polar da constelação da Ursa menor; ou, mais grosseiramente, para os que se acham em qualquer superfície da Terra, é ela relacionada ao ponto leste, onde nasce o Sol.
Para quem dispuser de uma bússola, o norte será por esta indicada na direção para a qual se dirigir a ponta norte da agulha imanada, ou seu pólo sul magnético – a extremidade que apresenta a tonalidade azul, resultante do processo de imanação.
Sabido que uma agulha imanada – peça capital de uma bússola – suspensa pelo seu centro de gravidade se dirige aproximadamente na direção sensivelmente constante do norte-sul, em virtude do campo magnético terrestre que sobre ela exerce a conhecida atração de nomes contrários, tem-se, por este meio, a direção do norte magnético; a qual não é fixa nem definida, em conseqüência da variação do componente horizontal do magnetismo. Manifesta também a agulha, suspensa pelo seu centro de gravidade, certa inclinação em relação ao plano do horizonte, devida à componente vertical do magnetismo terrestre.
Como já foi dito, a terra é um grande imã, essa possui um campo magnético. Isso ocorre por causa do seu interior. No centro do planeta existe uma grande bola de níquel e ferro fundido (Nife), quase do tamanho da lua. Dentro desse núcleo possui também elétrons livres por conta dos íons do ferro que, segundo pesquisas geológicas recentes, seriam as responsáveis pelo campo magnético da terra. Não se pode afirmar com absoluta certeza as causas ou fontes do magnetismo, contudo algumas teorias afirmam que existe um campo elétrico formado pela defasagem entre a parte interna líquida e o manto inferior sólido. Essa defasagem é ocasionada pelo movimento de rotação da terra, sendo que as correntes elétricas geradas desta forma determinariam os campos magnéticos terrestres, ou seja, com o movimento do planeta,