Breve biografia de platão
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C..Teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heraclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste.
Academia de Platão (ou academia platônica)
A academia foi o protótipo de todas as universidades. Fundada aproximadamente em 387 a.C. Caracterizou-se, inicialmente, pela continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos pitagóricos, com os quais Platão mantinha estreita relação.Os estudos básicos eram aritmética,geometria,astronomia e as harmonias do som.A academia tinha equipamento cientifico e uma biblioteca.O objetivo era treinar a mente dos homens para capacita-los a pensar por si mesmos a luz da razão.O aluno mais brilhante e mais aplicado foi Aristóteles.
Pensamento Platônico
O homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.O conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que são para Platão imagens das ideias
Sensível: dois níveis No nível inferior encontram-se os fenômenos.
O nível superior é composto pelos objetos fabricados pelo homem, os seres vivos e plantas.
FOTO DO CAVALO Este conhecimento sensível representa o falso saber, simbolizado pelo conhecimento que os prisioneiros da caverna possuem.
Foto do mito
“O que é a caverna? O mundo de aparências em que vivemos.
Que são as sombras projetadas no fundo? As coisas que percebemos.
Que são os grilhões e as correntes? Nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade.
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo.
O que é a luz do Sol? A luz da verdade.
O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A realidade.
Qual o instrumento que liberta o prisioneiro