Aleatorio
I.C.H.
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOPATOLOGIA GERAL
...
PROF. EDUARDO BILBAO
EXERCICIO DE REVISÃO
TEXTO:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Cap. 24
1. Defina o Conceito: Transfundo das vivências psicopatológicas e sintomas emergentes
Transfundo é o local onde acontecerá o sintoma patológico (nem sempre o local é físico) e os sintomas emergentes são as vivências pontuais: fala estereotipada, atos falhos, comportamentos estranhos. *É como se fosse um cenário, onde este seria o transfundo das vivências psicopatológicas e os atores os sintomas emergentes. Sintomas (ato falho, falas estereotipadas) que colocadas neste palco (transfundo – local) acontece a cena patológica que interpretaremos.
Transfundo das vivências psicopatológicas = cenário, palco, onde ocorre a vivencia psicopatológica, os locais, grupos e formas de se relacionar. Vivencia que vai se manifestar por sinais e sintomas. Sinais e sintomas emergentes = vivências pontuais, falas esteriotipadas, atos falhos, comportamentos estranhos, que colocada nesse palco acontece a cena psicopatológica que precisamos interpretar.
2. Diferencie os 2 tipos básicos de Transfundo:
Estável: personalidade e inteligência com capacidade cognitiva preservada, se a pessoa é inteligente, os delírios serão mais ricos, mais elaborados, aqueles com inteligência reduzida terão delírios sem detalhes, superficiais. Assim também com a personalidade, se o individuo for calmo, vai querer se esconder, ficar dentro de casa, se o individuo for explosivo, vai querer sair, matar todo mundo, etc.
Transfundo momentâneos são os sintomas que acompanham o humor momentâneo da pessoa, se está eufórico ou contido.
Transfundo estável – a personalidade e a inteligência - (com a capacidade cognitiva preservada, as vezes a pessoa chega com hipóteses do que ele acha que está, nesse caso os delírios estão diretamente ligados com a capacidade cognitiva, são mais ricos,