Ciencia
ADMINISTRAÇÃO
2º SEMESTRE
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: Ciências Sociais
CAMPINAS/SP
11/2012
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
Alunos RA Semestre
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina Ciências Sociais, orientado pela Profª. Eni Aparecida Sivera Bertolini.
CAMPINAS/SP
11/2012
Introdução
O presente trabalho de Ciências Sociais tem o objetivo de sedimentar conceitos relevantes ao entendimento da disciplina.
Primeiramente entenderemos o que é cultura, bem como os conceitos de sociedade e individuo.
Posteriormente, aplicando os conhecimento adquiridos, faremos algumas reflexões referentes a temas afetas a nossa sociedade.
Cultura, Individuo e Sociedade
A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são idéias abstratas, enquanto as normas são princípios formalmente definidos ou regras que se espera que o povo cumpra.
Quando reportamos o uso do termo cultura no cotidiano, muitas vezes associamos a arte, literatura, música e pintura. Em sociologia este conceito também é incluso, mas também muito mais. A cultura refere-se ao modo de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.
A cultura pode ser distinguida conceitualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Sociedade pode ser definida como um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.