Breve apresentação do Capítulo IV e resumo do tópico 1 deste capítulo do livro Estado Governo e Sociedade de norberto bobbio
No capítulo IV, serão mostrados os modos com os quais a democracia foi colocada nas tipologias mais relevantes, considerando suas avaliações nas diversas épocas, por diversos autores, e por teorias filosóficas que determinam seu desenvolvimento durante a história à base da transição de uma forma de governo para outra.
A teoria das formas de governo contida no oitavo livro da obra REPUBLICA de Platão, serve de exemplo para explicar que o governo de muitos, de poucos ou o de um só, tem suas vantagens assim como desvantagens.
A democracia será ainda explicada de forma conceitual, e será analisada por suas várias consequências e interpretações, como por exemplo: a democracia dos antigos e democracia dos modernos; a democracia representativa e direta; a democracia política e social; a democracia formal e substancial. Por fim, estas várias formas de democracia serão comparadas em relação as diversas interpretações de ditadura, como entre a ditadura dos antigos, a ditadura moderna e a ditadura revolucionaria.
1. A democracia na teoria das formas de governo
O termo “democracia” refere-se para com a forma de governo na qual o poder político é exercido pelo povo. A discussão a respeito das características, virtudes e defeitos da democracia é a teoria e a tipologia das formas de governo, portanto, qualquer discurso sobre a democracia deve ser mencionado à respeito das relações entre a democracia e as outras formas de governo, pois somente assim é possível individualizar o seu caráter específico.
O conceito de democracia pode ser dividido por seus diversos usos, a que a teoria das formas de governo fora destinada ao longo do tempo e segundo os diversos autores. Tais usos são: descritivo (ou sistemático), prescritivo (ou axiológico) e uso histórico.
No uso descritivo, uma teoria das formas de governo é determinada por sua classificação, na tipologia das formas de governo, e construída à base da determinação daquilo que as une e daquilo que as