Brasilia: A capital da esperança
1294 palavras
6 páginas
Brasília é estruturada para receber turistas de negócios ou eventos, a cidade oferece equipamentos e serviços turísticos de alto padrão de qualidade, que surpreendem os turistas que procuram em Brasília lazer e cultura, classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Brasília possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil, o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira, além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. É a terceira cidade mais rica do Brasil, ela também possui a maior desigualdade de renda entre as capitais brasileiras, além de ser uma das capitais que mais se registram homicídios para cada cem mil habitantes no país. Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve de ligação terrestre e aérea para o país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck é o terceiro, em número de passageiros do Brasil.
Brasília: Capital da Esperança
Brasília não foi construída da noite para o dia assim como a sua idealização, por isso é necessário rever toda a sua história.
Partindo de São Salvador na Bahia, a primeira capital do Brasil, foram precisos 185 anos para o Rio de Janeiro tomar seu lugar. A partir de então, as ideias sobre a probabilidade de mudar a capital para o interior do país foram efervescentes, a ponto de tornar-se o maior desafio do império, já havendo tentado inúmeras vezes sem obter sucesso.
Com o passar dos anos essa ideia continuou fixa, mas ainda sem êxito, até que o herdeiro do trono revoltou-se, proclamando a independência. Em 1823 nasce o projeto denominado Brasília, na primeira constituinte do Império brasileiro.
Mas sonhos e planos têm o seu tempo, o seu momento de tornar-se realidade e Brasília não poderia ser diferente. Transcorreram anos, décadas, o império deu lugar a República e entre pressões, tumultos e várias discussões, decidiram