Brasil
Antecedentes: Insatisfação dos colonos, influência do iluminismo e da revolução industrial (Inglaterra será a grande financiadora da independencia). Começa o Bloqueio Continental na Europa, Napoleao invade a espanha e colocado um novo rei = Rei Fernando VII.
No primeiro momento tem-se uma fidelidade por parte dos cabildos. Começa a 1 fase da independencia marcada por derrotas ocasionadas principalmente pela desunião dos criollos e a falta de investimentos externos, tem como consequencia um retrocesso no processo de independencia.Começa a 2 fase que consiste na união dos crillos temporariamente e o investimento ingles.
Simon Bolívar: grande libertador da américa (Venezuela, Colombia e Equador) tinha como sonho o Pan-Americano que era a união da america espanhola em um único país.
Reflexos: Surgimento do caudilhismo = controle politico, economico e social da antiga elite criolla dos Estados nacionais nascentes; fragmentação territorial; manutenção da estrutura socio economica agora elite criolla e agroexportação; dependencia economica a Inglaterra.
Era Pombalina (1750/77)
Tinha como Rei D.José de Bragança e como ministro o Marquês de Pombal que teve como medidas: criação da Derrama, extinção das Capitanias Hereditárias, transferencia da capital do Brasil de Salvador para Rio De janeiro (fiscalizar a saída do ouro), diminui o poder das camaras municipais que agora não podem mais arrecadar impostos e criou as Companhias de Comércio.
Surgimento das Incofidências (Separatistas, Regionais, Iluministas e Republicanas)
- Mineira
Caráter elistista, tinha como principais líderes Tiradentes, Alvarenga Peixoto e Joaquim Silvério além de ser composa por militares, intelectuais, funcionários reais e manufatureiros.
Motivo: alvará de 1785 que proibia a produção manufatureira de tecidos no Brasil exceto os teares de produção de algodão rústico (roupa para os escravos) e tambem a Derrama de 1789.
Tinham como proposta a proclamação da