brasil
PLANO DE ENSINO
Curso: História do Brasil I Semestre/ Módulo:
Componente Curricular:
Professor(es): Prof. Leandro Seawright
Carga Horária:
47 horas
Período:
2º SEMESTRE / 2014
Ementa
Estudo da expansão da civilização europeia na Época Moderna, a partir da colonização portuguesa e a estruturação do Brasil colonial e relações com o meio ambiente. Análise das culturas indígenas brasileiras. Permitir que o aluno conheça e reflita sobre a estruturação do Brasil Colônia até o século XVIII, sob a ótica da expansão da civilização europeia. Administração, economia e relações de poder na América Portuguesa. Processo de ocupação do território. Escravidão indígena e africana. Religiosidades no Brasil Colônia. Revoltas e sedições na colônia. Historiografia e documentos do Brasil Colônia.
Objetivo
Apresentar o encontro entre europeus e um “mundo novo” sob a perspectiva da colonização enquanto choque de civilizações; Demonstrar a estrutura da Colônia até o século XVIII; Discutir os problemas da dominação, do povoamento, do choque com os indígenas e da escravidão sob a perspectiva conceitual moderna da “descolonização” como proposta para os dias atuais. Debater as fontes documentais, as religiões e as religiosidades no Brasil Colônia. Pretende-se abordar o Brasil Colônia de maneira tópica.
Conteúdos
I – A Expansão ultramarina;
II- As visões da colonização.
III- Resistência e luta;
IV- Organização e produção colonial;
V – Cultura, sociedade e resistência indígena.
Bibliografia Básica
HOLANDA, Sérgio Buarque de (Org.). História Geral da Civilização Brasileira: a época colonial. Tomo I. Vol. 2. 10. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense. 2000
MATTOSO, Kátia M. Ser Escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982.
VIEIRA, Padre Antonio. Sermão da Primeira Sexta-Feira da Quaresma (1644).