brasil
A internacionalização da economia conduz à necessidade de estudos associados ao entendimento da contabilidade internacional. Diante disso, com vistas a alcançar suas finalidades, a informação contábil necessita evidenciar suas características qualitativas:Confiabilidade, relevância, tempestividade, neutralidade e comparabilidade. Sendo por meio desta última, a comparabilidade, que os usuários poderão realizar análises de duas ou mais empresas, ou a mesma em momentos distintos, a nível nacional ou internacional. Cada país pode ter sua própria regulamentação contábil, articulada com os múltiplosaspectos de ordem política, jurídica, social, econômica e cultural. A diversidade do arcabouço contábil entre países pode se constituir em um obstáculo à expansão internacional das empresas e ao investimento estrangeiro. A linguagem contábil não é homogênea em termos internacionais, devido aos países possuírem suas práticas contábeis próprias. Cada país pode possuir critérios próprios e diferentes para reconhecer e mensurar cada transação. Por exemplo, no Brasil o lucro de uma empresa pode não ser o mesmo que o lucro divulgado nas normas dos EUA ou da Alemanha.
Não é de agora que o Brasil apresenta transformações tecnológicas que se manifestam na sociedade brasileira. Mas foi desde 1990 que a globalização teve maior impacto. Nesse período a economia brasileira passava por uma série de crises: déficit público elevado; escassez de financiamento para atividade produtiva e para ampliação de infra-estrutura; inflação; no final da década de 80 a inflação chegou a 80% ao mês, e os preços subiam diariamente.
No inicio da década de 90, o Brasil passa a adotar idéias liberais, abrindo o seu mercado interno, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos, derrubando assim, algumas barreiras protecionistas. A idéia era ter o capital estrangeiro como ajuda para retomar