O perfil bíblico de um líder
Introdução
Estudaremos sobre liderança e o que é necessário para entendê-la e praticá-la. Nesta lição, falaremos biblicamente sobre o perfil geral de um líder. Há pelo menos três dimensões de vinculos relacionais que tornam uma pessoa líder em alguma coisa. O líder relaciona-se com pessoas , com a organização e consigo. Vejamos de maneira consisa e prática como essas dimensões se desenvolvem.
1.O líder em relação às pessoas
A palavra líder procede do inglês (leader) que tem , como significado , aquele que pastoreia, isto é, um pastor ou aquele que lidera. Dessa maneira, um líder é alguém que guia ou conduz pessoas a algum lugar para realização de um propósito (Jo 10.3-4 ). Se pressupõe que um líder é alguém que sabe o que está fazendo, principalmente quando diz respeito ao bem estar das pessoas.
1.1.Um líder inspira através de seu exemplo
Um seguidor de Deus deveria ser um líder do povo. Isso é mais do que ser apenas "chefe" ou ter uma posição de liderança. E isso, com certeza, não significa se impor ou estar no controle. Jesus ensinou que isso significa servir os outros (ver Mt 20.25-28). Enquanto houver um dom da liderança (ver Rm 12.8), você precisa ter esse dom para exercer influência à semelhança de Cristo. Liderança é influência - nada mais, nada menos. Se você estiver sendo sal e luz, como Jesus ordenou, então você já começou a obedecer ao chamado à liderança. Influenciar o outro exige esforço, porque, na vida, tudo o que pode conduzir à vitória, requer empenho e dedicação, o que é dignificante (Jo 15.13 ).
1.2.O líder influencia na tomada de decisões
- Dirigir e comandar. Tem a ver com as pessoas. É conduzir a organização, tomando decisões e controlando a execução de tarefas, e motivando as pessoas a ação: a) pelo exemplo; b) pela capacidade; c) pela experiência e d) pela dedicação ao povo e ao trabalho. Nada é corrigido sem liderança. (1Co 4.17 ).
1.3.Um líder conduz seu povo ao cumprimento de metas
Ser líder é ser