Azul e bromet
Os aminoácidos são os principais componentes das proteínas e tem uma importância fundamental no reparo, crescimento e desenvolvimento muscular. Uma análise de um grande número de proteínas, de todas as fontes conhecidas, mostrou que elas são compostas de 20 aminoácidos padrão. Todos esses aminoácidos encontrados são α–aminoácidos porque possuem um grupo amino primário (-NH2) e um grupo carboxílico (-COOH) ligados a um mesmo carbono. O conhecimento das propriedades dos aminoácidos permitiu concluir que os grupos amino e carboxílico ionizam-se prontamente, os valores de pk dos grupos α-carboxílicos (pk1) situam-se em uma pequena faixa de 2,2 , ao passo que os valores de pH dos grupos a-amino (pk2) estão próximos a 9,4. Em pH fisiológico, os grupos amino são protonados e os grupos carboxílicos assumem sua forma de base conjugada. Um aminoácido pode, portanto agir como ácido e como base, e por esse comportamento recebem a denominação de anfóteros.
Afim de estudar tal comportamento, efetua-se titulações potenciométricas de soluções aquosas destes compostos com soluções titulantes de ácido ou de bases fortes, ou seja, a titulação ácido-base consiste na adição ou remoção gradual de prótons.
2.Objetivo
Fazer um gráfico de pH versus concentração de NaOH para obtenção da curva de titulação da glicina. Assinalar, na curva obtida, os valores de pK e pI, e as faixas de pH tamponantes da glicina. Escrever as fórmulas da glicina nos vários valores de pH que correspondem aos pontos da curva de titulação e determinar sua carga líquida nesses pH.
3. Metodologia Material:
Agitador magnético;
Becker;
Funil de vidro pequeno;
Pipeta graduada;
Barra magnética;
Bureta;
Suporte universal;
Pipeta automática;
Piceta.
Equipamento:
Phmetro
Reagentes:
NaOH a 0,5 mol L-1;
HCl concentrado.
Glicina a 0,1 mol L-1;
Soluções-tampão para calibração do pHmetro.
Procedimentos Experimentais: