brasil
Observamos através de pesquisas que a verticalização sempre existiu nas grandes cidades. Embora esse crescimento tenha ocorrido de forma gradativa e hoje com o crescimento da urbanização algumas cidades estão se desenvolvendo desordenadamente.
Acredita- se que com a globalização e o desenvolvimento dos países capitalistas e industrializados a devastação ambiental cresceu muito.
Países como China e Índia, chegaram ultrapassar os EUA na emissão de gás carbônico (CO2).
Sabe-se que o gás carbono é responsável pelo efeito estufa do planeta e não é só ele que polui o meio ambiente, existem vários outros poluentes que provocam a devastação ambiental. http://www.mundoeducacao.com Cada vez que um ser humano enche o tanque com gasolina, anda de avião, pega um ônibus, acende a luz, come um bife ou liga o aquecedor no inverno, contribui de um jeito ou de outro para as emissões de gases-estufa. Não há civilização humana sem energia, e num século em que a população humana saltou de 1 bilhão para 6 bilhões – o século XX – o uso de energia cresceu exponencialmente. (...) Energia é igual à prosperidade, que é igual a combustíveis fósseis. Petróleo, carvão e gás natural hoje respondem por 85% da geração de energia.( No livro O Aquecimento Global, de 2008, o jornalista Cláudio Angelo).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/653?page=0,1 http://www.mundoeducacao.com Brasil
Acredita-se que a verticalização ocorreu de forma gradativa, iniciada nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, e espalhou-se pelas demais cidades.
Nota-se que no início as cidades tinham uma maior preocupação e controle com relação às áreas verdes.
Surgi então às legislações e planos diretores que controlam a superconcentração desses prédios, com o objetivo de manter as condições básicas da população.
Observamos que por questão de maior segurança, as pessoas tem preferência de morar em prédios.
Analisamos que a verticalização nas cidades