brasil
Módulo: 2 Função da Produção
Atividade:Individual
Título: Cartéis na Economia Brasileira
Aluno:Tainá Meireles da Silva
Disciplina:Introdução a Economia
Turma:TO231 _1012
Introdução
O cartel, trata-se de um acordo explicito ou implicito entre os fornecedores de determinado produto ou serviço que ao invés de serem concorrentes se tornam aliados fazendo acordos para manter o mesmo preço com mantendo o custo baixo, pois haverá uma diminuição da demanda,porém super faturamento com a venda.
Essa atividade é considerada crime além da organização sofrer infração administrativa, pois causa diversos empecilhos para a economia, ferindo o mercado e como conseguinte os consumidores, só beneficia os fornecedores que se beneficiam com o faturamento. Normalmente ocorrem em mercados oligopolisticos,nos quais existem um pequeno numero de firmas.
Até mesmo os cartéis internacionais podem ser punidos deste que se comprovem que foram realizados em território nacional.
Setores com maior incidência de cartéis
No Brasil atualmente os setores com maior índice é o mercado de combustíveis e logística.Durante as fusões de empresas elas também acabam sendo fiscalizadas.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
A conseqüência é que com esses acordos de cartel firmados, o preço do produto fica muito elevado e restringem a oferta aos consumidores, portando alem de caros ficam indisponíveis.
Impede que novos produtos se insiram no mercado
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Fiscalizações para o cumprimento da lei, para isso aqui no Brasil existe o CADE Conselho Administrativo de Defesa Econômica e uma autarquia brasileira que orienta,fiscalizam, previne e reprende.
A empresa ou pessoa que for coagida a participar do cartel deve denunciar a SDE.
colocados contra ele na denúncia;
e. Decorrido o prazo de apresentação da defesa, a SDE pede a realização de diligências e a produção de provas