Brasil x nafta desafios e ajustes comerciais
DESAFIOS E AJUSTES COMERCIAIS
INTRODUÇÃO
A economia mundial vem sofrendo acentuadas e persistentes mudanças que fazem parte da construção de uma nova economia internacional caracterizada por uma maior abertura econômica e comercial, pela intensificação dos fluxos de bens e serviço de capitais e trabalho, e principalmente pela intensificação de integração regional.
Neste processo, a América Latina, cujos países possuem perfis econômicos similares, embora alguns possam ser considerados países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, todos fazem parte de um bloco de países do terceiro mundo.
A questão comum, que envolve o Brasil e a seus vizinhos, se refere a adoção de políticas econômicas neoliberais.
Para se compreender melhor vamos verificar vantagens e desvantagens desses mercados internacionais através dos blocos econômicos NAFTA e ALÇA, para o Brasil.
NEOLIBERALISMO
O neoliberalismo, em sentido amplo, é a retomada dos valores e ideais do liberalismo político e econômico que nasceu do pensamento iluminista e dos avanços da economia decorrentes da revolução industrial do final do século XVIII, com a adequação necessária à realidade política, econômica e social de cada nação em que se manifesta. Em sentido mais estrito designa as democracias capitalistas contemporâneas, as posições pragmáticas e ideologicamente pouco definidas dos defensores da política do "estado mínimo", que deve interferir o menos possível na liberdade individual e nas atividades econômicas da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, manter, ampliar e tornar mais racional e eficiente o estado de bem-estar social.
BLOCO ECONÔMICO
Para podermos entender os efeitos do NAFTA precisamos saber de que se trata um Bloco Econômico, bem como o que é a Balança Comercial de um país:
BLOCO ECONÔMICO é a reunião de países com interesses comuns para a geração de sinergia econômica. Os principais blocos econômicos são formados pela proximidade territorial.
Um bloco