Pesquisa sobre economia entre brasil e uruguai
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO – RS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2011 1
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Grupo de Pesquisas: Integrações Econômicas Bilaterais e Desenvolvimento Social em Regiões de Fronteiras
ESTUDO DE ACORDOS CELEBRADOS ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI, NO ÂMBITO DA ALADI, COM VISITAS À INTEGRAÇÃO ECONÔMICA ENTRE OS DOIS PAÍSES
Alessandra Illamas Gallon
Iago Santos Souza
Jade Magalhães de Mendonça Nogueira
Santana do Livramento – RS
2012
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal a análise de acordos celebrados entre a República Federativa do Brasil e a República Oriental do Uruguai, assim como o estudo das integrações econômicas binacionais/bilaterais.
Nosso grupo ficou responsável pelos seguintes Acordos de Alcance Parcial de Complementação Econômica Nº 2: Quadragésimo Protocolo Adicional, Quadragésimo Primeiro Protocolo Adicional, Quadragésimo Quarto Protocolo Adicional, Quadragésimo Sexto Protocolo Adicional e Quadragésimo Sétimo Protocolo Adicional.
A palavra integração tem origem no termo latim integratĭo. Trata-se da ação e efeito de integrar ou integrar-se (constituir um todo, completar um todo com as partes que faltavam ou fazer com que alguém ou algo passe a pertencer a um todo).
A integração pode ser procurada por vários países, para potenciar a capacidade de cada nação e, no trabalho conjunto, melhorar a situação de todos os habitantes. Um exemplo de integração política e econômica é o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
A expressão integração econômica se refere ao processo de eliminação de restrições no comércio, nos pagamentos e na mobilidade dos fatores de produção internacionais.
Os estágios de integração econômica são Área de Livre-Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Econômica e União Monetária.
Ato internacional é todo instrumento pelo qual uma Pessoa de Direito Internacional Público (Estado ou