brasil imperio caio prado jr
Quando falamos do império brasileiro, e tomamos como base os escritos de Caio Prado Jr., temos que verificar, que para ele, a independência do Brasil acontece quatorze anos antes, em 1808, com a chegada da família real no Brasil.
“A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 veio dar à nossa emancipação política um caráter que a singulariza no conjunto do processo histórico da independência das colônias americanas.” (PRADO JR., 1994: 45)
O Brasil, então com a chegada da família real, passaria a ser a sede do Império português e para que isso realmente acontecesse, criou instituições que desse suporte para o governo de D. João VI como o Banco do Brasil, melhorias no Rio de Janeiro e também começa a realizar negócios com as “nações”, mais especificamente a Inglaterra.
“O primeiro ato do regente, apenas de desembarcado no Brasil, foi justamente franquear os seus portos ao comércio das ‘nações amigas’ , o que queria dizer — a Inglaterra. Quanto ao Brasil, e é isto que aqui nos interessa, vaio a manobra inglesa alterar profundamente suas condições políticas e sociais. A transferência da Corte constituiu praticamente a realização da nossa Independência” (Idem, 1994: 46) Esses primeiros atos iram mudar a história do Brasil, que depois com a revolução do porto e tendo D. João VI tendo que voltar para Portugal, deixa seu filho e futuro imperador do Brasil Pedro, o futuro D. Pedro I.
O governo de D. Pedro I será muito conturbado até que ele não agüentando a pressão de ambas as partes do governo abdica do trono em favor de seu filho.
“Para fazer face a estes acontecimentos, na esperança de ainda resolver a crise com um golpe de audácia, resolve D. Pedro chamar novamente os absolutistas, (…). Foi a gota de água no copo transbordante da revolução. Dois dias depois assinava o imperador sua abdicação, sob ameaça do povo e da tropa reunidos no Campo de Santana.” (Idem,1994: 45)
Após sua abdicação o Brasil irá passar por uma face de