Brasil Caipira - Darcy Ribeiro
No decorrer deste trabalho serão apresentados aspectos tanto culturais quanto geográficos de um dos “brasis” determinado por Darcy Ribeiro.
Em sua obra “O povo brasileiro” (1997), Darcy Ribeiro divide o Brasil em 5 menores regiões: o Brasil sertanejo, o Brasil crioulo, o Brasil caboclo, o Brasil caipira e, finalmente, o Brasil sulino.
Durante esta pesquisa, focaremos em apenas um desses “brasis”, apresentando assim, a sua origem de formação e as razões para que essa região se tornasse o que é hoje uma das mais importantes do Brasil: o sudeste.
O Brasil Caipira é, geograficamente, o que hoje chamamos de sudeste, como já citado, porém, com a adição da parte sul do estado de Minas Gerais e o norte do Paraná. O objetivo deste trabalho é traçar uma origem histórica para o que se passa na atualidade dos estados até então envolvidos.
O trabalho se baseia fielmente na obra de Darcy Ribeiro: “O povo Brasileiro”, livro publicado em 1997, antes de sua morte. Darcy Ribeiro foi um próspero escritor, antropólogo e político brasileiro, além disso, foi uma importante figura na defesa da cultura indígena e criou os planos de construção da reserva do parque do Xingu.
Ao desenvolver do tema, serão apresentados fichamentos do capítulo específico sobre o Brasil Caipira, além de trechos comentados da obra.
O Brasil Caipira, se remete a região de “paulínia”, que envolve: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Fichamento – O Brasil Caipira
O primeiro parágrafo é uma apresentação à vida cotidiana do Brasil Caipira, segundo Darcy, um Brasil miserável.
Durante o segundo e o terceiro parágrafo, o autor descreve a vida dos paulistas, que consistia em um modelo de vida muito similar ao dos índios. A língua falada era a língua geral, uma variante da língua dos índios: Tupi. A caça, a plantação, tudo que esses paulistas faziam era derivado de alguma forma, ou se não exatamente igual, aos métodos dos índios.
O quarto