O POVO BRASILEIRO
O filme O Povo Brasileiro foi baseado na obra, de mesmo nome, de Darcy Ribeiro (1913-1997). Antropólogo e ligado a política, com a ditadura militar foi exilado e deu inicio a obra O Povo brasileiro durante seu exilio e a concluiu por volta de 1995. Seu livro não tem como objetivo de contar a história do Brasil, mas sim utilizar a história do Brasil para contar a origem do povo brasileiro.
O filme consiste em 10 episódios, com certa de 26 minutos cada um, se utilizando de obras literárias e filmes. Conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outros.
A MATRIZ TUPI
Darcy Ribeiro mostra que o Brasil já havia sido “descoberto” antes da chegada de Pedro Alvares Cabral, uma vez que existem documentos onde se comenta sobre a ilha Brasil, mas os portugueses tinham a necessidade de oficializar a “descoberta” e tomar posse das terras brasileiras.
O documentário “O Povo Brasileiro” inicia informando que nós, os brasileiros, somos herdeiros de três culturas, sendo a negra, a indígena e a Europeia, principalmente através dos portugueses, estas culturas são denominadas por Darcy Ribeiro como matrizes.
Somos um povo com uma cultura bastante diversificada, em função da miscigenação de culturas e que hoje temos mais semelhanças do que diferenças.
Cada tribo indígena tinha os seus costumes e eram autossuficientes, ou seja, produziam tudo o que necessitavam, ou então, tinham o conhecimento de como adquirir para sua sobrevivência ao longo da sua vida.
Os Tupinambás, ou Tupis como também são conhecidos, foram os que mais tiveram contato com os europeus. O documentário mostra como eram seus costumes e seu estilo de vida. Os tupis eram guerreiros e festeiros, além de serem antropófagos, pois comiam os seus inimigos que eram tornados prisioneiros. Todos viviam em harmonia e as tarefas eram dividas entre homens e mulheres.
Cada grupamento indígena tem suas diferenças como