Resenha a formação do povo brasileiro
Conforme Darcy Ribeiro, o fator relevante que contribuiu para que o Brasil falasse uma mesma língua foi a urbanização, pois um pais que foi fundado por índios, negros, mulatos e portugueses formou um só povo e um só idioma. Em decorrência disso surge para Darcy Ribeiro um novo gênero humano, um novo povo, mestiço na carne e no espirito. Darcy Ribeiro agora cria a história do povo brasileiro, repartido em cinco territórios específicos. A cultura crioula, cabocla, gaúcha, caipira e sertaneja.
Em território específico a cultura gaúcha forma no sul do país; a cabocla, que corresponde a população amazônica; a sertaneja, desenvolvida na área que se desdobra desde o nordeste até os cerrados do centro oeste; a caipira, que se forma nas áreas ocupadas pelos mamelucos paulistas e a cultura crioula, que desenvolveu-se no litoral nordestino.
Para Darcy Ribeiro, somos a maior presença latina no mundo, uma nova “Roma”. Segundo ele a melhor, pois é racialmente lavada em sangue índio e sangue negro.
Ao contrario do modelo formado pelas tribos indígenas no Brasil, os portugueses tinham relações sociais baseadas nas estratificações das classes, eles já tinham uma experiência como civilização urbana.
No processo da formação sócio cultural do Brasil ele vê a organização do que ele chama de empresas. Ele diz que essas empresas atuam para o êxito do empreendimento colonial português no Brasil. Em relação da questão agrária brasileira, Darcy Ribeiro fala das dimensões espantosas dos latifúndios, do monopólio da terra e a monocultura. Relacionou o terrível êxito rural com o inchaço das cidades, resultando na miséria da população urbana. Para Darcy Ribeiro, esse modelo politico