BRASIL ALFABETIZADO
INTRODUCÃO Apesar da designação do nome, educação de jovens e adultos ser moderna, a preocupação com os adultos não escolarizados já vem de longa data, desde o início da colonização portuguesa no Brasil, quando os índios, os primeiros habitantes até então eram doutrinados para uma educação restrita à conversão da fé católica pela catequese e pela instrução do que para outros conhecimentos.
Movimentos educacionais de orientação marcadamente política foram iniciados em 1960. Esses movimentos apontavam para a necessidade de uma maior comunicação entre educador e educando, e a necessidade de adequação dos conteúdos e métodos de ensino às características sócio-culturais das classes populares. No ano de 2003 foi criado o Programa Brasil Alfabetizado para integrar à escola a todos aqueles que estão fora do sistema de ensino.
Para a atual politica governamental a educação deve contribuir efetivamente, para o desenvolvimento social e economico, capaz de posibilitar nos jovens e adultos, que Sejas inseridos no mundo social de uma sociedade Brasileira justa e inclusiva. Na qual as politicas de educação do governo vem amparadas no Artigo 205 da Constituição Federal que diz:
“ Art. 205. A educação, direito de todos e dever do estado e da familia, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,visando ao pleno desenvolvimento da Pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Garantia de ensino fundamental a todos os que não tiveram acesso na idade própria ou que não o concluíram. A erradicação do analfabetismo faz parte dessa prioridade, considerando-se a alfabetização de jovens e adultos como ponto de partida intrínseca desse nível de ensino. E neste trabalho vamos falar em como é a realidade do programa implantado em nosso municipio e as dificudades destes alunos em se manter na sala de aula, e de seus educadores em estar