administracao
Turma: Ciências Contábeis
Professor: Hermes Magalhães Junior
Alunos:
1. A empresa Asfáltica fechou com o Governo do Estado um contrato de pavimentação de uma rodovia, em 1-1-X0, nas seguintes condições:
Quilometragem a ser pavimentada: 2.000 km
Período previsto para a execução da obra: 3 anos.
Custo Estimado: $ 10.000.000
Receita prevista: $ 17.000.000
Condições de pagamento: 40% na assinatura do contrato, 10% após um ano, 30% após dois anos e 20% na conclusão do serviço.
Em 1-1-X1, de acordo com os apontamentos efetuados pelos engenheiros, constou-se que tenham sido completados 550 km de pavimentação. A partir do início do segundo ano, os custos aplicados na obra tiveram um aumento imprevisto de 20 % em relação ao primeiro. O contrato não permite reajuste do preço. Em 1-1-X2, aferições técnicas constataram que 70% da obra tinham sido executados.
Ao final do terceiro ano, a empresa concluiu seus trabalhos e o recebimento final foi realizado conforme descrito no contrato.
Considerando-se que a empresa reconhece a receita proporcionalmente à execução da obra e que os custos também são incorridos naquela proporção, pede-se calcular:
a) O custo da etapa completada do primeiro ano.
b) O valor do lucro bruto do primeiro ano.
c) O custo da etapa completada do segundo ano.
d) O valor do lucro bruto do segundo ano.
2. A empresa São Cristovão possui dois funcionários mensalistas. Considere os seguintes dados relativos a esses funcionários (que optaram pelo abono pecuniário de 1/3 das férias):
Salário:
Arnoldo $ 3.500,00
Josefa $ 2.000,00
Suponha que sobre a remuneração total a empresa contribui com:
20% para o INSS
5 % para o FGTS
2% para entidades como SESI,SENAI etc.
8% de seguro contra acidentes do trabalho
Pede-se calcular:
a. O custo