Brasil agrario
Família e Sociedade
Os Impactos Sociais da Família como Coletividade Ameaçada Tema 3
Profª Espc. Ana Lúcia A. Antonio
1
Objetivos
•Compreender a família e sua relação com o público e o privado; •Conhecer como era a vida privada da família antes da modernidade; •Conhecer a trajetória histórica da família brasileira; •Identificar as transformações ocorridas na família brasileira.
2
•Família privado
Aristocrata – o público e o
Na vida privada das famílias dos séculos XIX, XVIII e aqueles que os antecedem, a privacidade é algo raro; Eram raras as casas em que havia divisão dos aposentos, quartos, sala, banheiro, estes cômodos que hoje são comuns e garantem um pouco de “privacidade” não existiam;
3
1
4/3/2013
Família Aristocrata – o público e o privado
A Família estava envolvida em todas as instâncias da individualidade dos sujeitos. Até mesmo a intimidade do banho ou das necessidades fisiológicas eram compartilhadas com todo o grupo; Para dormir, a situação não era diferente, o espaço e a cama eram compartilhados;
4
Família privado
Aristocrata – o público e o
•O máximo de “privacidade” que se conseguia era escrever seus pensamentos e angústias nas páginas do Diário (para as famílias mais abastadas); •Os enormes castelos eram locais públicos e políticos, e não havia privacidade.
5
Família Aristocrata – o público e o privado
Para PROST (1992), a noção de intimidade não tem muito sentido. A sexualidade, tabu nas famílias burguesas que dispunham de espaços privativos – o quarto do casal, o toucador ou pelo menos a alcova, parte privada de um aposento em comum –, aqui não podia se manter em segredo. As moças não podiam ficar menstruadas sem que os outros soubessem [...] a data das regras era inclusive marcada no próprio calendário de serviço, pendurado na parede da cozinha.
6
2
4/3/2013
Família Aristocrata – o público e o privado
A vida burguesa, incipiente no século XIX e predominante no século