Pedagogia
Nóbrega dizia em sua primeira carta ao Brasil, afirmando que o irmão Vicente Rijo ensinava a doutrina aos meninos, como objetivo preparar novos missionários. Sendo assim, escolas foram construídas para doutrinar os Índios, e fora os índios passaram-s a educar os filhos dos gentios e cristãos também.
Ao havendo duvidas de que função dos jesuítas na colonização do nosso país, obteve grande destaque.Os padres jesuítas naquela época foram os responsáveis pela alfabetização dos índios e diversos segmentos societários. O Brasil se mostrou no campo da educação com o passar do século, trazendo ideias através dos portugueses. Instruindo leigos com uma maneira de governar a igreja. Os professores por meio da igreja realizavam um processo de laicização.
Após a chegada dos portugueses ao Brasil, durante três séculos, era bastante precário o sistema educacional. E de forma burocrática o conteúdo de ensino ia sendo estabilizado de maneira com que as escolas eram obrigadas a seguir. Com o método educacional sendo definidos e constituídos de ensino havendo restrição e a autorização de livros. As escolas se localizavam nas grandes propriedades, e os padres ensinavam filhos de fazendeiros e filhos de escravos.
Os conteúdos oferecidos em “colégios” religiosos eram:
Filosofia, latim, francês, inglês, grego, economia e comercio existente no Rio de Janeiro naquela época. A aprendizagem e o método de ensino começou a ter alterações no começo do século XIX, em que o estado exerceu um controle na educação formal na educação primaria.
Ocorreu uma mudança radical com o passar do tempo, percebeu-se que houve mudanças e modelos novos escolares forencidos pela igreja, nascimento de escolas normais foi criada em 1834. Criaram sistema de ensio de 1º e 2º grau para formar tambem professores, ocorreu uma grande revolução, em que antigamente o