Desenvolvimento na educação infantil
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo apresentar discuções sobre a consepção de infância e a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, a importância de planejar e avaliar o trabalho pedagódico do professor de educação infantil, as especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na educação infantil, a importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança e discutir a presença do lúdico no contexto da educação infantil e na organizaçaõ do trabalho pedagógico.
Ao falar de educação infantil é presciso que os professores tenham plena consciência de suas responsabilidades, pois para atuar como profissional na educação infantil não basta apenas dizer “eu gosto de crianças”. A formação do profissional vai muito além, desenvolver um trabalho na educação infantil requer conhecimento científico sobre as fazes do desenvolvimento e compreensão acerca da criança com quem irá trabalhar.
Desenvolvimento
Antigamente as crianças eram vistas como um adulto em miniatura criadas de maneira severa. O que se esperava das crianças naquele tempo era que aprendessem o bom comportamento e que assimilassem rapidamente as regras do mundo adulto, os filhos eram uma propriedade do pai.
Nos tempos de hoje espera-se que as crianças sejam capazes de desenvolver as atividades de maneira autônoma e em cooperação com outras pessoas, que elas possam interajir com o seu meio ambiente (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independete, esperta e curiosa, e também que elas apropriem dos mais diferentes tipos de linguagens (oral, escrita, matemática, corporal e musical). Desenvolvesdo seus aspectos físicos, mental, psicológico, social e cultural.
Cuidar e educar na educação infantil significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de