Branding de peso
Seu grande mérito foi ter conseguido o que nenhuma outra empresa nacional obteve até hoje — estabelecer com sucesso no mercado mundial uma marca brasileira de consumo de massa.
Num capitalismo que ainda exporta sobretudo commodities e que quase sempre dá as costas ao marketing, a Alpargatas desponta como brilhante exceção.
Em apenas meia década, transformou sua Havaianas numa espécie de ícone do flip flop, como a sandália é chamada lá fora. Graças a um engenhoso programa de branding e eventos que resultam em visibilidade do produto na mídia e, claro, inovações constantes, as sandálias passaram de item popular a acessório de moda, encontradas nos pés de algumas das maiores celebridades do planeta. Na mais recente edição da revista americana Bazaar, considerada uma das bíblias da moda, a personagem da capa, a atriz Jennifer Aniston, pedala uma bicicleta calçada com Havaianas pretas.
Os modelos personalizados chegam a custar 300 dólares o par. As sandálias estão nos Estados Unidos, na Austrália, na Europa e no país mais rico da Ásia, o Japão. Já foram cravejadas com cristais Swarovski e decoradas com ouro 18 quilates pela joalheria H.Stern. Desde 2000, as vendas internacionais do produto crescem ao ritmo de 50% ao ano. Mais de 22 milhões de pares de 39 diferentes modelos foram vendidos em 80 países