Bradesco
Falar em Relações Humanas é considerar todo tipo de relação social ou interação entre os indivíduos. Esta é uma questão abordada por diversas ciências, dentre elas, a sociologia, a antropologia, a biologia, a política, economia, as ciências naturais, enfim, aquilo que envolve o homem ai está às relações humanas.
Relações Humanas no trabalho, por exemplo, são necessárias pelo fato de que todos os setores da vida exigem trabalho em grupo, e o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia da empresa mais dependente do grupo, e dos indivíduos que o compõe.
No trabalho, estas relações são necessárias, pois toda empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, tem como princípio de funcionamento o trabalho em conjunto, a coletividade, pois a maioria das tarefas é realizada por grandes grupos de pessoas, onde cada um tem sua função. Este processo de divisão do trabalho se deu ao longo do tempo e teve seu auge quando foi iniciada a revolução industrial e a inserção do sistema capitalista de produção, que visa o lucro a produtividade, ou seja, cada pessoa fazendo exclusivamente determinada tarefa aumentaria a produtividade e minimizaria o tempo gasto no processo de produção. Vale lembrar que as relações humanas não estão estritamente ligadas apenas às relações entre pessoas, mas também ao ambiente de trabalho, ou de atuação, relação do empregado com a empresa, visto que desta relação é que será ditada a produtividade daquela empresa.
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir-se a tendência à desumanização do trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se. O indivíduo deixa de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo, isto é um ser humano, com os seus objetivos e inserção social própria. Surgiu nos Estados Unidos através das experiências coordenadas por Elton Mayo (cientista