bradesco
Década de 1940
O Bradesco é fundado em 1943, em Marília, no interior de São Paulo, com o nome de Banco Brasileiro de descontos. Sua estratégia inicial consiste em atrair o pequeno comerciante, o funcionário público, pessoas de posses modestas, ao contrário dos bancos da época, que só tinham atenções para os grandes proprietários de terras. O Bradesco é um dos primeiros a estimular o uso de cheques por seus correntistas, que são orientados a preencher as folhas nas próprias Agências. Em 1946, a matriz é transferida para a capital paulista, na Rua Álvares Penteado, no Centro da Cidade. O Bradesco é fundado por Amador Aguiar, com uma visão inovadora: ser um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social. Os gerentes ensinam os clientes a preencher cheques e o banco é o primeiro do País a receber o pagamento de contas de energia elétrica da empresa Light. Com o crescimento das operações, a Matriz é transferida para o centro da capital paulista.
Década de 1950
Com apenas oito anos de vida, em 1951, o Bradesco torna-se o maior Banco privado do Brasil. Nessa década, o Banco chega ao norte rural do Paraná e decide também erguer sua nova sede em Osasco. A construção da Matriz inicia-se em 1956, é criada a Fundação Bradesco, com o Objetivo de levar Educação gratuita a Crianças, Jovem e Adulta Carentes. Em apenas 8 anos, o Bradesco assume a liderança entre os bancos privados no Brasil, com seguidos recordes de depósitos.Durante a década, constrói e inaugura a sua sede, em uma área de 215 mil m² chamada de “Cidade de Deus”, em referência à obra literária de Santo Agostinho.
Em 1955, o Bradesco importa as primeiras autenticadoras de caixa da Burroughs, que se tornam padrão de mercado nas 3 décadas posteriores. No ano seguinte, cria a instituição que daria origem à Fundação Bradesco e que, nas últimas cinco décadas, formou milhares de alunos.
Década de 1960
A Década marca a chegada da