bradesco
Fundado por Amador Aguiar em 10 de março de 1943 na cidade de Marília, interior de São Paulo, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos S.A., cuja sigla “Bradesco” passou a ser a razão social.
A estratégia inicial do Bradesco teve uma visão inovadora de ser um banco democrático, presente em todo país, começou a atender imigrantes, pequenos comerciantes, pessoas de posses modestas, funcionários públicos, empresários e grandes proprietários de terra. Foi o primeiro banco a colocar seus gerentes na área de atendimento ao público, primeiro a lançar Conta Corrente Popular e Juvenil e um dos primeiros a estimular o uso de cheque aos correntistas.
O Bradesco assumiu a liderança entre os bancos privados no Brasil, com seguidos recordes de depósitos. Importou as primeiras autenticadoras de caixa, que se tornaram padrão de mercado e criou a instituição Fundação Bradesco, que forma alunos até hoje. Por conta do crescimento muito elevado, a Matriz do Bradesco foi transferida para Osasco em 1957 com o nome de “Cidade de Deus”.
No início da década, quando poucas pessoas sabiam o que era informática, o Bradesco comprou um computador com alta tecnologia para a época. A inovação se estende a produtos e serviços de atendimento ao cliente, como os Caixas Executivos – que facilitam pagamentos e recebimentos. Até o final da década, a grande maioria das Agências estava interligada por Telex, formando a maior rede privada da época. Com inovações tecnológicas crescendo cada vez mais, as agências começaram a receber Declaração de Imposto de Renda, foi lançado o primeiro cartão de crédito do Brasil e começou com um sistema de microfilmagem de cheques.
O crescimento só aumentava, além de ser uma das primeiras empresas do País a usar computadores para administrar seus negócios e um dos primeiros bancos da América do Sul a automatizar suas operações, na década de 70 todas as agências já estavam interligadas por uma rede de telefonia particular, e através da criação do SOS