aluno
BARRO DURO PI 18 DE SETEMBRO DE 2013
Estamos vivendo uma grande revolução tecnológica em nossas vidas, cada vez mais temos acesso às informações em tempo real, pelos celulares, computadores, TV, rádio, e-mail e etc.
Apesar deste rápido avanço tecnológico o mesmo não aconteceu com a educação e isso se deve a vários fatores como: falta de recursos para investimento em equipamentos nas escolas, despreparo dos professores e falta de vontade política.
Devido ao grande número de pessoas que não tem acesso a essas tecnologias, surgiu o termo Exclusão Digital, os analfabetos virtuais, aumentando consideravelmente a distância das classes sociais menos favorecidas em relação às demais.
Como observamos, existem vários aspectos que tornam o aprendizado mais difícil, mas através de uma Educação Interativa podemos reverter este quadro
Então surge a pergunta: O que é Educação Interativa?
Educação Interativa é a mudança do modelo tradicional de educação, que se baseia na simples transmissão de conteúdo onde o professor é o “dono” do saber, para um modelo participativo, onde o professor se torna um facilitador da aprendizagem e interage com seus alunos, buscando a participação constante deles na construção do seu conhecimento, tornando-os co-autores da sua aprendizagem.
Certamente com o uso da tecnologia essa interatividade aumenta consideravelmente, mas sem a vontade do professor em descobrir o novo, não será possível rompermos com este paradigma tradicional. Muitos preferem continuar suas aulas chamadas de “Cuspe e Giz”, ao invés de se preparem para utilizar o computador como ferramenta eficaz no processo de ensino aprendizagem.Demo (2007) cita: “Fenômeno dramático: professores extremamente mal preparados e que comprovam isso em aprendizagem totalmente insatisfatória nas escolas, continuam impávidos declarando-se competentes, que estariam acima do bem e do mal; tudo pode estar errado, menos eles. Aí está algo que