BPMN
O BPMN foi desenvolvido pelo Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente é mantida pelo Object Management Group (OMG).
O seu objetivo, é servir de apoio ao uso do BPM, representando os processos por meio de representações gráficas, com isso é possível visualizar o processo de negócio em seu estado atual, chamado de As is (como é), e após analisado o processo representar como ficará com a alteração do processo, chamado de To Be (como será).
Figura: Exemplo de processo em BPMN 2.0
Fonte: <http://blogbpm.com/introducao-ao-bpmn/>, acessado em 26/04/2015 às 21h.
Após realizar o levantamento dos processos da empresa, é criado um BUSINESS PROCESS DIAGRAM (BPD), este diagrama é baseado em elementos gráficos de fácil entendimento, pois são muito parecidos com os elementos que muitos desenvolvedores de sistemas utilizam.
O BPM define três tipos de processos existentes em uma organização: Processos privados, ocorrem dentro da organização e normalmente envolve seus os funcionários e colaboradores; Processos públicos (abstratos), ocorrem dentro da organização, porém interagem com processos de outra organização, normalmente envolve funcionários, fornecedores ou clientes; e, Processo global (colaboração), trocas de mensagens entre processos de negócio, internos, externos ou ambos, dentro do nosso escopo de visão.
Além dos processos, existem os sub-processos, os quais podem ser definidos como sendo uma série de atividades ou tarefas que formam um novo fluxo. Estes