Notacao BPMN
DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Notação BMPN
Cuiabá – MT
2014
Notação BMPN
A BPMN é um padrão aberto, criado a partir da evolução de experiências anteriores da BPMI (Business Process Management Initiative) e mantido pela Organization Management Group (OMG) que incorporou o outro grupo em 2005 (SABARÁ, 2009). Segundo Capote (2011) é a ferramenta mais utilizada hoje no mercado internacional, grande parte dos fabricantes de softwares se baseiam na BPMN para desenvolvimento de ferramentas.
O principal objetivo do OMG ao criar o BPMN foi criar uma linguagem democratizada onde não é necessário ser um especialista em BPM para compreender mapas de processos complexos (OMG, 2005). Onde a compreensão inicia nos analistas de processos, que esboçam os primeiros mapas, passando pelos desenvolvedores técnicos responsáveis pela implantação da tecnologia de automação e chegando aos usuários das áreas de negócios que vão efetivamente monitorar e gerenciá-los (White, 2005).
Stein (2010) estabelece uma relação entre os padrões que podem ser descritos nas notações EPC e BPMN no Quadro 2. Quando se tem o sinal de “+” significa que a notação é capaz de descrever tal padrão, quando se tem o sinal “-“ quer dizer que a notação não suporta aquele padrão e o sinal de +/- significa que o conjunto oficial de elementos da notação não suporta a descrição, porém com elementos adicionais consegue descrever. Segundo Stein (2010) o BPMN tem forte influência de outra notação, o Workflow, característico pela expressividade na representação do processo.
Segundo Engiel (2011) alguns fatores podem ser elencados que caracterizam a boa assimilação de conteúdo do BPMN:
“Representa o passo a passo de execução das atividades”;
“Possibilita a inclusão de anotações no diagrama”;
“Representa os fluxos de decisão