Pesquisa Bpmn
Essa notação foi desenvolvida pela Business Process Management Initiative(BPMI) e atualmente é mantida pelo Object Management Group, já que as duas organizações se fundiram em 2005. A versão atual do BPMN é a 2.0.1., liberada em março de 2011.
Assim como temos a UML como uma notação padrão para modelagem orientada a objetos, o BPMN (Business ProcessModelingNotation) é uma notação padrão que representa processos de negócios por meio de diagramas de processos de negócio (Business ProcessDiagram - BPD). Dizemos também que esta notação é orientada para uso humano, devido a fácil compreensão do diagrama formado, pois este faz uso de ícones padrões que facilitam o entendimento.
O BPMN descreve a lógica dos passos de um processo. Com a modelagem você consegue ter uma notação gráfica que expressa para o seu usuário de forma clara o seu processo de negócio, onde, mesmos processos complexos se tornam de fácil compreensão/visualização para os donos do negócio facilitando tanto em análise de melhoria quanto de automatização deste processo.
A modelagem é importante para a automatização do processo, já que a partir dela que os processos são desenhados e descobertos a partir dos dados do negócio. Nela também conseguimos encontrar as falhas de processo, fazer ajustes de percurso visando sempre a sua otimização. O BPMN é cheio de caixinhas, que parecem fluxogramas. Estas caixinhas representam os fluxos internos dos processos indicando as tarefas e pontos de decisões, ou seja, eventos que podem ocorrer no início, durante ou no fim do processo, além de conseguir representar os atores das tarefas.
Elementos básicos
Na modelagem BPMN existem quatro grupos de elementos:
Objetos de Fluxo (FlowObjects)
Objetos de Conexão (ConnectingObjects)
Raia de piscina (Swimlanes)
Artefatos (Artifacts)
Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio. Eles podem ser de três tipos:
Eventos (Events): Algo que acontece ou