Bpmn
Visão Geral
É um padrão para modelagem de processos de negócio que fornece uma notação gráfica para especificação de processos de negócio em um DPN (Diagrama de Processo de Negócios). Ela é baseada em uma técnica de diagramação de fluxo muito similar ao diagrama de atividades da UML (Unified Modeling Language). O objetivo é suportar o gerenciamento de processos de negócio tanto para um usuário técnico quanto para usuário de negócio por meio de uma notação que seja intuitiva para todo e qualquer usuário de negócio, porém, seja também eficiente para representar processos complexos. Fornece um mapeamento entre os gráficos da notação e as construções subjacentes das linguagens de execução, particularmente BPEL (Business Process Execution Language). Sua notação tem como meta principal fornecer uma notação padrão que seja compreensível por todos os interessados do negócio isso inclui os seguintes personagens: Analistas de Negócio: o Criam e refinam os processos Desenvolvedores Técnicos: o Responsáveis pela implantação dos processos Gerentes de Negócio: o Monitoram e gerenciam os processos. Chegando a ser uma linguagem para transpor a lacuna da dificuldade de comunicação entre o desenho do processo de negócio e a implementação.
Escopo
A norma BPMN é restrita a suportar os conceitos de modelagem que são aplicáveis a processos de negócio. Outro tipo de modelagem criado ou realizado por organizações com outra finalidade não poderão ser atendidas pelo escopo da norma BPMN. Modelagens do tipo de estruturas organizacionais, colapsos funcionais, modelos de dados não podem ser feitos por meio da norma BPMN. Mesmo que na norma haja fluxo de dados, atividades, diagrama de colaboração, eventos e outros ela não tem o propósito de substituir um diagrama de dados por exemplos.
Elementos
A modelagem é feita por diagramas simples com um pequeno conjunto de elementos gráficos. Uma notação gráfica que tem por objetivo prover instrumentos para o mapeamento do