BPC NA ESCOLA
Denise Mendes Ribeiro
Orientador Local Daiane Bento
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 0153) – Estágio I
10/12/14
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostra o desenvolvimento do estágio realizado na Secretaria de Assistência Social do município de Criciúma no programa BPC na Escola. O programa BPC na Escola é o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Tem como prioridade as pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, até 18 anos de idade. O objetivo do programa é promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência e beneficiárias do BPC, preferencialmente de 0 a 18 anos de idade, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de saúde, educação, assistência social e direitos humanos.
A metodologia utilizada conta com um instrumento fundamental no programa, que é a aplicação de questionário através de visitas domiciliares.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
O período de estágio iniciou no dia 01 de agosto de 2014 e se estendeu ate o dia 03 de outubro de 2014. Nesta período tive a oportunidade de participar de seminários, algumas reuniões técnicas, visitas domiciliares, observar encaminhamentos e orientações, capacitação para aplicação de questionários, entre outras atividades realizadas. Entre as atividades realizadas tive a oportunidade de conhecer um pouco mais do programa trazendo assim conhecimento sobre:
Marcos regulatórios do Programa BPC na Escola
- Portaria Normativa Interministerial nº 18, de 26 de abril de 2007, que institui o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do BPC.
- Portaria Interministerial nº 1, de 14 de março de 2008, que